sexta-feira, 25 de abril de 2014

A FEIRA DE ABRIL EM SEVILHA


A primavera é a estação das festas populares na Andalucía. Em Sevilla, duas semanas depois da Semana Santa, ocorre a tradicional Feria de Abril (que este ano acabou acontecendo em maio), uma semaninha onde o povo come, dança, bebe (ô se bebe) e se diverte muito.
Uma festa bastante peculiar, com trajes e bailes típicos, passeio de carroças e cavalos, e até uma “mini cidade” (chamada Recinto Ferial), que é preparada para acolher os sevilhanos de toda a província (incluindo as cidades das redondezas e pessoal até de Madrid).
São seis dias de farra que começam com o tradicional “alumbrao”, ou seja, quando se acendem as luzes da “portada” (porta de entrada com mais ou menos 50 metros de largura por 40 de altura) da Feria. Como de costume, na noite de segunda para terça-feira, exatamente a meia noite, são acesas as mais de 22 mil lâmpadas empregadas na decoração da porta, que este ano comemora a primeira circunavegação navegação pela Terra (coisa doida, mas é).

.

Um pouco de história

Começou em 1847 como uma exposição de gados, onde se compravam e vendiam bois, vacas, cavalos, etc. Curiosamente, foram um catalão e um basco, consejales (espécie de vereador) da Prefeitura de Sevilla que pediram autorização para a rainha Isabel II para celebrar uma feira anual.
Na verdade, quem iniciou a “festa” foram aquelas pessoas que deveriam cuidar o gado as 24hs, que acabaram animando as quentes noites de primavera consumindo muito vinho e boa comida. Pouco a pouco, a diversão foi passando da noite para o resto do dia e virou uma constante. Os sevillanos que visitavam a feira em seguida se deram conta da farra que havia ali e passaram a frequentar o espaço também para comer umas “tapitas” ou para dançar com uma “guapa gitana”.
Depois da Semana Santa, não havia uma festa popular para celebrar a Ressurreição, assim que o povo sevillano deu à Feria um sentido religioso. Com o tempo a feira de gado se converteu em algo secundário. As parcelas de cada granadeiro começaram a ser cobertas com lonas e toldos coloridos, para proteger os feirantes do frio e da chuva. Também, pouco a pouco, foram colocadas mesas e cadeiras para descansar e também foram construídas cozinhas.
No o ano de 1973, a celebração da Feria foi transladada para o local atual, chamado de Recinto Ferial. Este espaço é uma pequena cidade, com ruas e até avenida principal, dividido em três grandes áreas: “Real de la Feria”, “Calle del Infierno” e estacionamentos. No Real de la Feria se situam as “casetas”, as calçadas são decoradas com os farolillos e pelas ruas passeiam durante o dia muitos cavalos e carruagens.
Quer saber mais sobre a Feria de Abril de Sevilla? Clique no tema que lhe interessa: Comidas&Bebida - Trajes TípicosCasetasBailesDiversãoPasseio de Cavalos
Fotos de Paulo Ramalho


 http://brasilcomz.wordpress.com/2011/05/12/festas-de-primavera-feria-de-abril-em-sevilla/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).
Agradecida pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails